19 de fevereiro de 2010

QUARESMA: TEMPO DE PENITÊNCIA

Convertei-vos e crede no Evangelho: este foi o pedido que a Igreja fez aos seus fiéis na quarta-feira de cinzas. Este é o desejo da Igreja de Jesus, para esta quaresma que se inicia na quarta feira de cinzas e termina na no domingo de ramos. Por isso, como filhos e missionários que somos, precisamos ser obedientes ao pedido da mãe Igreja, que ama seus filhos com um amor eterno vindo do Pai.

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecede a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Cristo. Quarenta dias que JESUS passou no deserto e foi tentado pelo demônio. O período quaresmal é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os filhos de Deus se recolhem em oração, jejuns, penitência e prática da caridade preparando assim o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, para que possamos renascer com Cristo. Somos Católicos Apostólicos Romanos, Cremos na Ressurreição de Jesus, que veio ao seio da terra pelo ventre de Maria.

É um tempo muito lindo em que a igreja se veste de roxo; o sacerdote usa a estola roxa, exclui o aleluia, as palmas e o hino de glória na missa. É tempo de conversão na igreja e a certeza da importância deste tempo é que na quinta feira santa Jesus instituiu a eucaristia, ou seja, a Festa Maior – a Missa foi o próprio Cristo que iniciou esta prática. E pediu que a igreja perpetuasse aquela festa. Graças a Deus todos os dias a Igreja Católica realiza no altar este sacrifício pascal.

A espiritualidade deste tempo, com o seu horizonte aberto ao Infinito, escuta da Palavra, silêncio e conversão, continua a ser espaço privilegiado de encontro íntimo e pessoal com Deus. E um coração, transfigurado pelo Amor, abre-se incondicionalmente aos outros, em gestos concretos de solidariedade, diálogo, tolerância, perdão e comunhão fraterna.

Que nesta quaresma, a nossa penitência, além do jejum, das esmolas, da prática da caridade e a busca de uma conversão verdadeira. Sejamos verdadeiros adoradores, filhos íntimos do pai que vive em uma ESTREITA UNIÃO, e só conseguiremos estreitar esta união com práticas de adoração. Esse estado almejado por todos, nos tornará missionários fieis a Deus e resistente a tentação.

Veja a atitude de satanás com Jesus. Porque ele não foi tentar Jesus nos primeiros dias em que estava no deserto? A palavra fala que após quarenta dias e quarenta noites Jesus teve fome, e estava fraco, pois estava num jejum profundo, e quem apareceu lá? Satanás, com as mais belas tentações ofereceu tudo que um homem nos dias atuais deseja, para se tornar grande, mas Jesus movido pelo espírito santo não se deixou se levar pela astucia do demônio.

Sabe quando o demônio vai atacar nós missionários? Quando estivermos fracos, ou seja, longe do Senhor, sem as práticas da oração, do jejum, e principalmente da adoração, é na hora da fraqueza que ele aparece com suas malícias. Ele está como um leão rugindo pronto para atacar e na primeira BRECHA que encontrar seremos devorado pelo nosso inimigo, que veio para matar, roubar e destruir, mas não tem capeta nenhum que suporte a ação que Deus tem feito em nós e através de nós.

Que nessa quaresma, você deixe cair por terra tudo aquilo que nos faz sofrer, ser infiéis e iremos vencer com humilhações e sacrifícios. Faça jejum, ame os irmãos, faça caridade e antes do domingo de ramos, volte-se a avaliar-se e verás que foi um tempo muito agraciado. Perdoe quem quer seja e nas suas orações seja fiel, diga pro Senhor aquilo que você é, não minta pra Deus.
Silencie, não grite, não se altere, evite músicas mundanas e seculares, não discuta com ninguém, algo que vai te fazer perder a paz, faça o bem sem olhar a quem, faça um cronograma de oração e atitudes nessa quaresma, reze o rosário e medite a liturgia diária da igreja e evite até mesmo programas anti-cristão oferecidos pela mídia.

Em especial, quero clamar a Deus por alguns de nossos irmãozinhos da Missão, que neste momento necessitam de nossas orações e cuidados: Edcleude, Isabel, Ulisses e Ana Mariana. Deus está com vocês.

Que a intercessão de Santo Antonio de Pádua, nos aproxime de Deus!!! E obrigado a todos aqueles que oraram por nosso acampamento de carnaval, que aconteceu em Araguatins. Mais uma vez vimos a manifestação da glória de Deus!

Israel de Freitas Silva
Missionário – Missão Sacramento
Itaguatins – TO



Nenhum comentário:

Postar um comentário